geral@adapvc.pt
Vila do Conde
+351 252 627 700

Sobre

Cozinha à Portuguesa

Portugal reúne-se à mesa em Vila do Conde, no decorrer da Feira de Gastronomia, onde se encontra o melhor da «Cozinha à Portuguesa».

Ocupando a área privilegiada de um acolhedor jardim com cerca de 11 000 m2, mesmo no centro da cidade, a «Cozinha à Portuguesa – Feira de Gastronomia de Vila do Conde» conta com restaurantes de diferentes regiões gastronómicas do país e mais de 70 stands com venda de uma multiplicidade de produtos gastronómicos e vínicos. Não faltam o pão tradicional, bolos, biscoitos, e doces conventuais, o mel de diversas qualidades, todas as variedades de enchidos e carnes de fumeiro, os queijos das várias proveniências, os condimentos, ervas aromáticas, azeites e vinagres, chás e infusões, conservas, compotas, marmelada e geleias…

Tentações Irresistíveis

Como não podia deixar de ser, também estão à venda e podem ser provadas, toda a variedade de bebidas, desde os licores e xaropes, passando pelos aperitivos, espumantes, vinhos do Porto e Madeira, aguardentes e outros digestivos, bem como os excelentes vinhos de mesa das regiões vitivinícolas do País. Difícil será a escolha do almoço ou do jantar! Restaurantes de sete das nossas regiões gastronómicas e um temático ou, ainda, para uma refeição mais ligeira, os diversos acepipes das cinco Petisqueiras instaladas na Praça da Alimentação. O programa fica completo com a realização de diversos workshops para que possa testar ou desenvolver os seus talentos na cozinha e com animação musical diária.

…….

100 Anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul

A Cozinha à Portuguesa - Feira de Gastronomia está de regresso, de 19 a 28 agosto, aos Jardins da Av. Júlio Graça, em Vila do Conde, com a presença de restaurantes representativos de várias regiões portuguesas.

Associando-se à comemoração do Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, o Restaurante Temático abordará a gastronomia dos quatro países onde se desenvolveu a “grande aventura”: Portugal, Espanha (Canárias), Cabo Verde e Brasil. Os visitantes do certame poderão ainda contar com uma infinidade de produtos para agrado dos palatos mais exigentes: do pão tradicional aos bolos e biscoitos, dos enchidos às carnes fumadas, passando pelos queijos, compotas e geleias, ervas aromáticas, azeites e vinagres, mas também pelos chás e infusões ou ainda pelos vinhos, espumantes e digestivos… de tudo um pouco se pode encontrar na Cozinha à Portuguesa – Feira de Gastronomia de Vila do Conde. Este ano, mantendo a novidade introduzida em 2019, no recinto da Feira de Gastronomia estarão instaladas Tabernas, com venda de vinho a copo das diversas regiões vinícolas do país. Pode também encontrar workshops ou as últimas novidades numa livraria especializada, ou ver e ouvir música e as danças e cantares tradicionais. Tudo bons pretextos para que a Feira de Gastronomia de Vila do Conde seja ponto de encontro “obrigatório”. Haverá ainda uma sessão de lançamento do livro de Carlos Neves “Desconfinar a Agricultura / Crónicas Agrícolas – Do Prado ao Prato”, pelas 15 horas do dia 20 de agosto. A inauguração da 22ª Feira de Gastronomia de Vila do Conde acontece no dia 19 de agosto, pelas 18 horas, com a presença de várias Confrarias Gastronómicas.

Programa de Animação Ementas do Restaurante Temático